Retinografia colorida e Angiofluoresceinografia 6cdo

A ANGIO TC ou angiotomografia é um exame de diagnóstico que nos permite avaliar os vasos sanguíneos (veias e artérias).

• Doenças relacionadas à retina;
  • Glaucoma;
  • Uveíte;
  • Segmento anterior.

A Angiofluoresceinografia é um importante exame auxiliar no diagnóstico de várias patologias retinianas.

Indicações:

• Patologias vasculares: diabetes, hipertensão arterial sistêmica, anemia falciforme, oclusões vasculares retinianas e outras;
  • Processos inflamatórios: coroidites, retinites; esclerite posterior; pars planites e outras;
  • Processos degenerativos e distróficos: degenerações maculares; distrofias retinianas, como retinose pigmentar e outros;
  • Tumores: melanomas, hemangiomas, harmatomas, osteomas, névus de coróide e outros tumores vasculares.
A Campimetria Visual Computadorizada avalia a percepção visual central e periférica, identificando defeitos do campo visual e escotomas causados por várias doenças. As informações reveladas pelo campo visual são úteis não somente no diagnóstico, mas principalmente na avaliação de progressão do glaucoma.Indicações: Investigação de glaucoma; Doenças neurológicas; Doenças da retina.
O Yag-laser é um tipo de laser através do qual são realizados procedimentos como capsulotomia, iridectomia, vitreólise entre outros. O procedimento é rápido, realizado com colírio anestésico, não necessitando de repouso, o que permite com que o paciente retorne às suas atividades normais no mesmo dia.Indicações: Corte da cápsula posterior do cristalino quando a mesma se torna opaca após a realização de cirurgia de catarata; Iridotomia para prevenção do glaucoma de ângulo fechado.
Mede as irregularidades e a curvatura da superfície corneana. Os mapas das irregularidades são repassados ao laser que programa um tratamento personalizado para corrigi-las durante a cirurgia para correção de grau, trazendo a córnea para um estado de maior regularidade, melhorando, com isso, a qualidade da visão.Indicado também no pré-operatório de cirurgias de catarata, transplante de córnea e avaliação do ceratocone.
Método mais moderno para cálculo preciso da lente intraocular que será implantada após a retirada da catarata, principalmente em casos específicos.Indicações: Lentes intraoculares multifocais, bifocais e acomodativas; Pós-cirurgia refrativa; Olhos com óleo de silicone; Implantes secundários de LIO; Troca de lente intraocular.
Trata-se de uma fotografia 3D nervo óptico ou papila com a função de analisar objetivamente evolução de escavação de disco óptico.Indicações Diagnóstico e acompanhamento do tratamento de Glaucoma; Diagnóstico de doenças do nervo óptico.

Este procedimento oftalmológico é comum na realidade do consultório e não exige internação. Tem como finalidade o tratamento de diversas doenças dos olhos através de um feixe de luz intenso, objetivando principalmente a preservação da visão.

Retinopatia diabética;
Oclusão da veia da retina;
Fragilidades diversas da retina.

A iridotomia a laser é um procedimento cirúrgico, realizado com um YAG laser, que quando direcionado para a periferia da íris produz um pequeno orifício, que tem o objetivo regular a drenagem do humor aquoso e facilitar a sua drenagem para o tratamento ou prevenção do glaucoma de ângulo fechado ou estreito.Indicações: Tratamento e prevenção de glaucoma de ângulo fechado e/ou estreito.
Realiza a contagem do número de células da camada mais interna da córnea endoteliais, analisando também sua disposição e formato. É indicado em pacientes a serem submetidos a cirurgias oculares, para pesquisar se as córneas padecem de algum tipo de degeneração ou distrofia e de acordo com o exame pode-se avaliar o êxito ou a impossibilidade da intervenção.
A Paquimetria é um exame de ultrassom que mede com precisão a espessura da córnea.
O PAM (Potencial Acuity Meter) é um aparelho que avalia o potencial de visão do paciente e é utilizado para a avaliação da acuidade visual em presença de meios opacos (catarata, leucomas) com utilização de lasers.Indicações: Pré-operatória de cirurgia de catarata, transplante de córnea, cirurgia refrativa, vitrectomia, etc; Pós-operatória de cirurgia de catarata e transplante de córnea, e no acompanhamento de doenças de córnea.
Exame de imagem que pretende avaliar a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos através de fotografias de alta definiçãoIndicação Retinopatia Diabética Degeneração Macular Oclusões Vasculares da Retina

O tomógrafo de coerência óptica é um moderno equipamento que permite a realização de cortes transversais da retina, gerando imagens tomográficas de alta resolução e reprodutibilidade; é um exame de imagem minucioso e detalhado que complementa a fundoscopia e a angiografia contrastada.

Buraco macular;
Edemas;
Membranas epirretinianas;
Oclusões vasculares;
Degeneração macular relacionada à idade;
Retinopatia diabética;
Glaucoma;